A residência projetada por um arquiteto é fundamental para realizar seu sonho com qualidade técnica, estética, conforto e funcionalidade dos espaços. Também é sinônimo de economia e e ciência na obra, e garantia de que estará legalizada perante os órgãos públicos. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.
- Uma casa com qualidade estética diferenciada;
- Uma casa com conforto térmico e acústico, boa distribuição dos ambientes com base na orientação solar, ventilação e iluminação naturais;
- Indicação das movimentações de terra quando necessário (corte e aterro), e escolha dos melhores acessos de pessoas e veículos de acordo com a implantação do terreno;
- Escolha das técnicas construtivas mais adequadas para a demanda específica (concreto, aço, madeira, etc); - Apresentação do projeto com imagens realistas 3D;
- Desenvolvimento do projeto com os programas de computador mais avançados (Tecnologia BIM), possibilitando abordagem em ambiente 3D desde a concepção até o projeto executivo;
- Aprovação na Prefeitura e outros órgãos públicos;
- Especificação de materiais e orçamento da obra;
1. ESTUDO DE VIABILIDADE São verificados os objetivos do cliente, legislação, programa de necessidades, e informações sobre o terreno (topografia, orientação solar, direção dos ventos, vistas, etc). O cliente deve contratar um profissional para fazer o Levantamento Topográfico do terreno. Através do Índice Cadastral do IPTU são verificados os parâmetros urbanísticos (Coeficiente de Aproveitamento, Área Permeável, Afastamentos Mínimos, etc).
2. ESTUDO PRELIMINAR
São feitos os primeiros estudos volumétricos da edificação, com a concepção, dimensionamento e caracterização dos pavimentos e ambientes.
3. ANTEPROJETO
O projeto é definido com desenhos de plantas, cortes, fachadas e apresentação de imagens realistas 3D. É feita a definição do sistema estrutural e previsão das instalações hidráulicas e elétricas; Os materiais de revestimento são escolhidos em nível conceitual preliminar.
4. PROJETO LEGAL
Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra, desenvolvida posteriormente ao Anteprojeto aprovado pelo contratante, nos requisitos e normas legais e nas normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas pelos órgãos públicos (tais como Prefeitura e outros).
5. PROJETO BÁSICO
Compreende um nível de informações técnicas que possibilitará o início do projeto executivo, tais como especificação de materiais detalhada por ambiente e definições dos sistemas construtivos através de plantas, cortes e fachadas.
Nessa etapa o cliente deve contratar os projetos complementares: Estrutural, Elétrico e Hidráulico. É opcional a contratação dos projetos Luminotécnico, Paisagístico e Ar Condicionado.
6. PROJETO EXECUTIVO
O Projeto Executivo trará todas as informações necessárias à execução da obra, detalhamentos construtivos, e compatibilização da arquitetura com os projetos complementares.