PARQUE ECOLÓGICO CARLOS PRATES

A desativação do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, abriu possibilidades de aproveitamento desta grande área para um equipamento de lazer e preservação ambiental. O Parque Ecológico Carlos Prates se estabelece como um ecossistema necessário ao tecido urbano de um entorno imediato saturado pela impermeabilidade, densamente ocupado por ruas, avenidas, rodovia, e construções de diversas tipologias.

Como gesto primordial de concepção, a antiga pista de pouso e decolagem do aeroporto foi mantida como um eixo de circulação marcado por palmeiras e iluminação de destaque. Nesse eixo, o Museu do Aeroporto Carlos Prates foi implantado na forma alusiva de uma aeronave, circundado por um espelho d’água circular. O museu funcionará como um memorial da aviação, preservando os valores históricos e patrimoniais do aeroporto.

A partir deste eixo e do ponto central do museu, irradiam os equipamentos de lazer, compostos especialmente por uma Área de Apoio aos Surdos e Deficientes Visuais e uma Área de Lazer para inclusão social, com quadras poliesportivas, pistas de skate e instalações sanitárias.

Com dois acessos, um pela rodovia, e outro pelo bairro, o parque oferece dois estacionamentos, duas lagoas e um rico conjunto paisagístico que pode oferecer um novo microambiente para pequenas espécies da fauna. Portanto, a implantação deste conjunto ambiental contribui de forma significativa para a construção de uma cidade sustentável com mais qualidade de vida para seus habitantes.

Fatos do projeto
  • Localização : Belo Horizonte, Brasil
  • Data : 2020
  • Área do Terreno : 510.000 m²
  • Área do projeto : 1.593 m²
  • Categoria : Cultura + Lazer
  • Serviço : Urbanismo