INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
A proposta apresentada tem a inovação arquitetônica, espacial e paisagística, como principal instrumento de readequação e revitalização do Parque do Mirante. A inovação sustentável e inteligente parte do princípio de que é possível aliar as novas tecnologias digitais e construtivas ao meio ambiente natural. Assim, o projeto contempla a construção de ousadas estruturas para a formação de dois novos mirantes sobre as águas do Rio Piracicaba, criando uma experiência única, espacial e sensorial.
OS MIRANTES
As ousadas estruturas sobre as águas se apresentam em níveis diferentes. A mais alta, 18 metros acima do nível da água, e a mais baixa, 4 metros acima. Isso resulta em 14 metros de desnível entre os mirantes, que possibilitam sensações e vistas diferentes do rio, do parque e da cidade.
ENTRE CURVAS E PESSOAS
Foi proposto um caminho de pedestres com desenho marcado por curvas ondulantes, onde se coloca entre uma curva e outra, elementos atrativos do ponto de vista comercial e de lazer, tais como restaurante, cafés, bares, pista de skate, e um marcante anfiteatro para apresentações de espetáculos de música, dança e teatro.
EM MOVIMENTO
A resolução dos fluxos de pessoas e veículos é um elemento funcional primordial. A prioridade é sempre para o tráfego de pedestres, seguido das bicicletas, que conta com uma ciclovia adentrando toda a extensão do parque e bicicletários.
TECNOLOGIA E SINALIZAÇÃO
A implantação de totens com tela de toque poderão fornecer informações sobre a história do parque, da cidade de Piracicaba e sobre as novas intervenções de revitalização, eventos, e informações das mais diversas. Soma-se a isso todo um conjunto de sinalização do parque, com placas, elementos indicativos, centros de informação e ajuda ao turista, equipamentos de serviço como sanitários acessíveis, bebedouros, bancos, lixeiras, entre outros.
ILUMINAÇÃO E PAISAGISMO
O sistema de iluminação visa a valorização dos espaços e equipamentos para uso noturno, favorecendo a segurança e conforto dos usuários. A iluminação se integra ao paisagismo, que sendo concebido com parâmetros de conservação das espécies nativas, incorpora algumas novas espécies de árvores e principalmente novas composições de vegetação para forração. A vegetação de pequeno porte entre as árvores é que assume o papel de desenhar a natureza com cores, texturas e formas variadas.