HOTEL LIESMA

HOTEL MUSICAL
Localizado em Jurmala, na Letônia, este hotel 4 estrelas pretende expressar os valores da herança musical dessa cidade resort na costa do Mar Báltico. Aproveitando a estrutura do antigo hotel existente no local, uma composição de varandas onduladas representa as ondas sonoras. As plantas do edifício foram desenhadas com inspiração na forma de guitarras sobrepostas. Mais do que isso, a arquitetura high-tech marcada pela sobriedade cromática, uso de vidro e metais, será um atrativo para compositores, cantores e músicos que querem um ambiente tranquilo, inspirador e criativo. Cada pavimento do hotel terá um “espaço musical”, onde os hóspedes poderão usufruir de instrumentos musicais, CDs, DVDs e livros. Espaços como o átrio, bar, restaurante e corredores do hotel também serão imersos no mundo da música através das caixas de som distribuídas no edifício.

CURVAS, SOBRIEDADE E TRANSPARÊNCIA
O desenho do Hotel Liesma é marcado por esses três aspectos. As curvas expressam a frequência das ondas sonoras. A música está presente em cada espaço do hotel, então suas fachadas devem ser o resultado do que acontece por dentro, o som, a música, as melodias.

A sobriedade cromática é um dos aspectos mais importantes dessa proposta. O cinza claro do revestimento e os vidros transparentes na estrutura metálica preta são a base de uma linguagem arquitetônica que se apresenta de várias formas,
com diferentes aspectos, desde a cúpula semi-esférica no topo do átrio central e a cobertura aerodinâmica da piscina, até as varandas dos quartos, que expressam a variação de ritmo musical através dos intervalos entre guarda-corpos opacos e
transparentes, afirmando a realidade de que “a arquitetura é música congelada”.

A transparência é oferecida pelo uso abundante de vidro em todo o edifício. Transparência que permite aos usuários da piscina na cobertura desfrutarem do azul do céu e da paisagem marítima. Transparência que possibilita a contemplação
de um belo espelho d’água no Bar ou Restaurante. Transparência que envolve os elevadores panorâmicos, os espaços musicais em cada andar do hotel, e que coroa o átrio com uma cúpula de aço e vidro. Tudo isso sem tirar a privacidade necessária nas áreas de serviço e quartos de hóspedes.

SUSTENTABILIDADE
Os principais aspectos de sustentabilidade do projeto estão relacionados à eficiência energética e uso racional da água. Na cobertura, placas fotovoltaicas captam energia solar e convertem em energia elétrica. Coletores solares usam a energia solar para aquecimento de água, um aspecto importante nesse clima frio. Sistemas para coleta de águas pluviais também podem ser implantados, e junto com a purificação das águas cinzas, podem compor um sistema de reuso de água para suprir as diversas necessidades do cotidiano. Além disso, até as simples decisões de projeto foram guiadas pela sensibilidade do aproveitamento de luz e ventilação naturais.

EXPANSÃO FUTURA
O projeto apresenta uma ideia conceitual de um futuro potencial de expansão do hotel. Ao todo, são 36 novos quartos totalizando uma expansão de 1.248 m².
A expansão utiliza a mesma linguagem arquitetônica da primeira etapa, aproveitando o potencial da fachada norte com vistas para o Mar Báltico. O novo volume se integra perfeitamente ao conjunto e não interfere na insolação e ventilação dos quartos construídos na primeira etapa.

Fatos do projeto
  • Localização : Jurmala, Letônia
  • Data : 2011
  • Área do Terreno : 14.779 m²
  • Área do projeto : 9.941 m²
  • Número de pavimentos : 10
  • Altura da Construção : 33,3 m
  • Categoria : Hospitalidade
  • Serviço : Arquitetura

Croquis + Desenhos

Modelos + Diagramas