PORTO SUL DE HELSINKI

O PROJETO
Promover o desenvolvimento urbano, preservar a cultura histórica, inovar e reforçar a identidade da cidade através de desenho e tecnologia: a proposta de projeto arquitetônico e urbanístico é baseada nesses princípios. O conteúdo das intervenções nos espaços públicos visa melhorar a circulação de pedestres, tráfego de veículos e transporte público, apresentando mudanças funcionais e estéticas com novo paisagismo e iluminação, proporcionando espaços de vivência no Porto Sul que antes estavam restritos a atividades de serviço do porto. O projeto inclui a construção de um Novo Terminal Internacional para passageiros de navios, Museu de Arte, Terminal de Ônibus Aquático, Pavilhões de Exposição, Pista de Patinação no Gelo, Parque de Skate, Arena Multiuso e outras intervenções.

DESENVOLVIMENTO URBANO
O objetivo das intervenções no Porto Sul de Helsinki é estabelecer um novo plano de ideias para o desenvolvimento futuro da área. O desenvolvimento urbano acontece em esferas abrangentes. Entendendo a cidade como um organismo vivo, esta precisa estar em metamorfose constante para se adequar às necessidades de seu tempo. O nível principal para o equilíbrio funcional se encontra em uma relação simples de dois elementos: o espaço construído e a mobilidade das pessoas. As construções de uma cidade ditam as regras de locomoção pela operação de suas funções específicas e as pessoas se movem de acordo com a disponibilidade e conveniência dos meios de transporte. Portanto, os meios de transporte eficientes e a localização estratégica dos edifícios farão com que a máquina urbana funcione perfeitamente.

CULTURA HISTÓRICA
Os elementos históricos são as marcas inseridas durante o ciclo de vida da cidade. São acontecimentos que deixam impressões boas ou ruins. O porto de Helsinki tem um valor histórico inquestionável, com edifícios que pertencem à essência de vida da cidade. Qualquer proposta para a área deve considerar as vistas para os prédios históricos, especialmente as fachadas marinhas, cartão de visitas para os turistas. Nesse projeto as considerações de ordem cultural e histórica foram primordiais para a concepção de desenho dos edifícios.

IDENTIDADE
A preservação da identidade histórica não pode ser uma barreira para a implantação de uma nova imagem da cidade. Helsinki pretende crescer no século XXI com a identidade da inovação. Inovação que pode dar nova vida, trazer crescimento econômico, aumento do turismo na cidade e divulgação mundial, lembrando sempre das responsabilidades ambientais e sociais.

DESENHO E TECNOLOGIA
O melhor caminho para transformar positivamente a paisagem de uma cidade é com a arquitetura refinada e precisa, e os instrumentos para isso são: desenho e tecnologia.
O uso da tecnologia permite soluções de engenharia ousadas e utilização máxima de potencial dos recursos disponíveis. A tecnologia tem agora a chance de mudar de lado, antes inimiga e destruidora da natureza, agora ferramenta fundamental para técnicas de sustentabilidade ambiental.

Fatos do projeto
  • Localização : Helsinki, Finlândia
  • Data : 2011
  • Área do Terreno : 280.000 m²
  • Área do projeto : 49.697 m²
  • Número de pavimentos : 5
  • Altura da Construção : 27 m, 30 m
  • Categoria : Transporte, Cultura + Lazer
  • Serviço : Arquitetura, Urbanismo, Arquitetura + Urbanismo

Croquis + Desenhos

Modelos + Diagramas