Os lotes e quadras de grandes dimensões tem alta relevância na configuração das grandes cidades, daí a importância do estabelecimento de parâmetros urbanísticos normativos para sua configuração. Embora a malha viária possa caracterizar o desenho do traçado urbano de uma cidade, as dimensões das quadras tem maior repercussão na vida da cidade, influenciando a tipologia, densidade, altura, massa e ritmo das edificações.
Nossa proposta tem como objetivo a criação de parâmetros normativos que estimulem a configuração de quadras abertas para a fruição pública, com ruas de pedestres promovendo a integração social e ativação da vida urbana. Foram criadas regras para o estabelecimento de quadras de uso misto, equilibrando as funções e compatibizando-as com a oferta de infraestrutura do entorno e disponibilidade de transporte público. A integração funcional, na forma de um urbanismo híbrido, promove o desenvolvimento pautado na densidade urbana planejada para o crescimento das ofertas de emprego e geração de renda, impulsionando a economia e encurtando as distâncias dos deslocamentos pendulares, o que também contribui para a diminuição dos congestionamentos e melhoria da mobilidade urbana, resultando em mais qualidade de vida para a população.
Os parâmetros urbanísticos propostos tem como primazia o estabecimento da quadra como unidade de desenho urbano, ou seja, a quadra planejada formalmente e funcionalmente como elemento unitário, com uma linguagem coerente dentro de seu contexto urbano, na relação com as demais quadras planejadas e configurações da cidade existente.