Centro Educacional (CED)

O EMPREENDIMENTO BAIRRO CRIXÁ
Inserido no empreendimento Bairro Crixá, na Região Administrativa de São Sebastião-DF, o Centro Educacional (CED) tem como objetivo atender a demanda por Equipamentos Públicos Comunitários da população que ocupará esse novo bairro. Estão previstas 3.120 Unidades Habitacionais e população estimada de 10.296 pessoas. Entendendo ser primordial a conexão da escola com a infraestrutura urbana, a proposta foi criada para proporcionar os melhores acessos dos alunos e suas famílias, assim como dos funcionários e execução de serviços, considerando os fluxos de veículos das avenidas e ruas, as relações do espaço urbano público e privado, e a priorização de mobilidade urbana para pedestres e ciclistas.

NÍVEIS E ACESSOS
Além dos sistemas viários, a topografia do terreno foi determinante para a definição da proposta em quatro níveis de platôs (quadra, térreo, estacionamento 1 e 2), visto que o desnível de cerca de 8 metros exigia o perfeito equilíbrio entre volumes de corte e aterro, proporcionando uma obra mais barata e eficiente. O bloco principal da edificação se organiza em dois níveis: Térreo e Primeiro Pavimento.

PÁTIOS ENTRE BLOCOS
O Centro Educacional foi concebido em blocos intermediados por pátios cobertos e descobertos que criam espaços de convivência e integração social dos alunos. No nível térreo estão os setores Administrativos, de Serviços, Laboratórios, Sala Multiuso, Sala Cênica, e Auditório para 150 pessoas. No primeiro pavimento, estão as Salas de Aulas, Laboratório de Informática e Salas de Atendimento Pedagógico e Recursos. A circulação vertical conta com uma rampa acessível (em conformidade com a Norma de Acessibilidade NBR 9050), escada principal voltada para a circulação de entrada dos alunos e escadas secundárias entre cada bloco. A otimização dessas circulações facilita as atividades de alunos, professores e funcionários em geral. A área de vestiários, refeitório e cozinha está voltada para a face leste, na Avenida São Sebastião, onde está previsto um ponto de ônibus, e onde se dá o melhor acesso para serviços de carga e descarga. Na parte sul do lote, de topografia mais elevada, estão os estacionamentos destinados a funcionários e famílias dos alunos com acesso pela Avenida Crixá. Também na Avenida Crixá, está localizado o acesso de alunos. Optou-se por estimular o fluxo dos estudantes nessa via interna ao bairro por estar mais próxima das residências e possuir menor tráfego de veículos pesados. Ao norte, coloca-se o setor esportivo, com quadra e vestiários, além de oferecer à cidade um qualificado espaço livre de uso público, configurado como praça equipada por bicicletário, play-ground e academia ao ar livre. Este espaço estabelece transições visuais permeáveis com o interior da escola pelo cercamento em cobogós, estabelecendo conexões entre o espaço público e privado.

LEGISLAÇÃO
Atendendo à legislação local, em especial o Código de Obras e Edificações do Distrito Federal, foram respeitadas as Taxas de Ocupação Máxima (85%), Coeficiente de Aproveitamento (2,0), Número Máximo de Pavimentos (2), Altura da Edificação (12 m), Taxa de Permeabilidade Mínima (10%) e a Área Construída Máxima estipulada nos documento de especificação técnica (6.600 m²). O atendimento à legislação foi respeitado sem prejuízo às soluções criativas e diferenciadas da tipologia arquitetônica.

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
Adotou-se o sistema estrutural de concreto pré-moldado por ser uma técnica construtiva modular, de rápida execução e baixo custo. Os pilares possuem consoles de apoio para vigas fixadas com graute em encaixes e lajes alveolares apoiadas nas vigas. As paredes serão executadas em alvenaria de blocos vazados de concreto não-estrutural, que também possui características de modularidade, rapidez de execução e baixo custo. Para a cobertura da quadra e do conjunto em geral, uma estrutura metálica em malha de 9×9 m faz a alternância entre coberturas em telha metálica e espaços vazados com brises horizontais e verticais. O sistema de brises é fundamental para o conforto térmico da edificação como um todo, especialmente para as salas de aula e laboratórios. As estratégias passivas de conforto térmico e acústico são complementadas por alvenarias espessas de alta inércia térmica, telhas com miolo termoacústico e lajes espessas. As salas de aula proporcionam ventilação cruzada ao alocar janelas em paredes opostas e pela sua disposição espacial intermediada por pátios. A cobertura fará a coleta de águas pluviais para reuso na irrigação dos jardins e horta escolar.

INFRAESTRUTURA URBANA
A arquitetura é integrada à vida urbana e influencia o funcionamento da cidade a partir das escolhas de projeto. As conexões urbanas do Centro Educacional visam a melhoria da mobilidade urbana e estímulo do convívio social com a criação de espaços qualificados.

Fluxo de veículos: A entrada dos alunos e do estacionamento na Avenida Crixá proporciona facilidade de acesso aos moradores do bairro, e evita o contato com o trânsito mais intenso da marginal da Avenida São Sebastião, reservando apenas o acesso de serviços e doca por essa via.

Espaço Livre de Uso Público (ELUP): Uma pequena praça foi criada ao lado da quadra, na Rua 1, ala norte do lote. A praça representa um espaço urbano qualitativo, que estabelece a transição entre público e privado, oferece suporte ao convívio social com bancos, iluminação, paisagismo, equipamentos de play-ground e aparelhos de academia ao ar livre.

Mobilidade urbana: O projeto do Centro Educacional prioriza a mobilidade de pedestres e ciclistas, em detrimento da circulação de veículos motorizados. Isso cria um sentido de humanidade à cidade e proporciona maior segurança para as crianças e adolescentes da escola. A integração das ciclovias das duas avenidas complementa o projeto cicloviário existente e o bicicletário se estabelece como ponto de apoio aos ciclistas, enquanto as faixas de pedestres elevadas e a sinalização adequada são ferramentas adicionais do conceito de “cidades para pessoas”.

Fatos do projeto
  • Localização : São Sebastião - DF, Brasil
  • Data : 2018
  • Área do Terreno : 9.500 m²
  • Área do projeto : 5.035 m²
  • Número de pavimentos : 2
  • Altura da Construção : 10,30 m
  • Categoria : Educação + Saúde
  • Serviço : Arquitetura

Croquis + Desenhos

Modelos + Diagramas