ESTÁDIO DO CRUZEIRO – ARENA BH

IMPLANTAÇÃO
Localizado no local de um aeroporto desativado em Belo Horizonte, Brasil, o Estádio do Cruzeiro surge como um complexo arquitetônico, proporcionando uma enorme esplanada contendo o Estádio, um Pavilhão de Exposições, a Praça da Raposa, um Heliporto e um enorme estacionamento com capacidade para mais de 10.000 veículos.

CONCEPÇÃO
O estádio tem capacidade para 45.000 pessoas e foi concebido como um marco para o clube cinco estrelas, incorporando um teto translúcido e retrátil com as cinco estrelas azuis da constelação do Cruzeiro sendo refletidas no campo como elementos sombreados. Um telão suspenso flutua sobre o campo como nas famosas quadras da NBA e se junta a todas as telas tecnológicas lineares que cercam o estádio, marcando o design das arquibancadas.

EXPERIÊNCIA IMERSIVA
As arquibancadas ficam o mais próximo possível da área de jogo e colocam os torcedores do Cruzeiro perto da ação e agindo como uma força massiva para empurrar o time. A aparência externa tem uma abordagem de alta tecnologia, colocando um fechamento de vidro com brises ao longo da fachada e um conjunto de colunas dispostas como árvores. Essas árvores elevam o telhado plano para ser como um elemento flutuante, construído independentemente das arquibancadas curvas destacadas por acabamentos de madeira. Os acessos para os torcedores foram criados para fornecer um ambiente charmoso e acolhedor com vegetação, um ambiente de paisagismo bem tratado criando espaços para relaxar e aproveitar as vistas ao redor do estádio.

FUNCIONALIDADE
A funcionalidade do Estádio do Cruzeiro foi pensada para maximizar o fluxo eficiente de pessoas e equipamentos, organizando o público ao longo das arquibancadas principais e áreas VIP, e separando as equipes e a imprensa para que realizem seu trabalho com segurança e excelência.

SUSTENTABILIDADE
O Estádio do Cruzeiro é um grande manifesto de sustentabilidade, incorporando todo um conjunto de soluções que fazem o edifício funcionar como um ecossistema. A cobertura flutuante é o gesto primordial que permite a ventilação natural. O vento atravessa a área de jogo, e o ar quente é dissipado pela cobertura quando está aberta. Quando a cobertura está fechada, ela funciona como uma proteção contra chuva e radiação solar direta. Os painéis fotovoltaicos sobre a cobertura não só têm a função técnica de converter os recursos solares em energia elétrica, mas também funcionam como um elemento de design com três linhas azuis ovais que são espelhadas na face inferior com o projeto de iluminação para as arquibancadas. A água também tem um tratamento especial, com a captação para irrigação e reuso nos banheiros.

DESENVOLVIMENTO URBANO
O complexo urbano do Estádio do Cruzeiro nasce como uma grande plataforma segmentada em cinco níveis, posicionando serviços e equipamentos para serem facilmente conectados aos usuários. Também funciona como um ecossistema sustentável, proporcionando conforto térmico e impacto visual por meio de arborização, espelhos d’água e mobiliário urbano:

– Acesso de veículos: torcedores do time da casa e do time visitante têm acesso separado aos estacionamentos. Times, profissionais de imprensa e torcedores VIPs têm acesso exclusivo que os encaminha diretamente para as áreas mais restritas com segurança.

– Praça da Raposa: um paisagismo personalizado inspirado no mascote do Cruzeiro tem um rosto de raposa desenhado no espelho d’água e uma série de jardins se desdobrando como o seu corpo. Uma área marcante para os fãs da raposa.

– Acesso para torcedores: não apenas nos estacionamentos, mas todo o caminho até as arquibancadas é feito separadamente para torcedores da casa e torcida visitante, garantindo a segurança para o espetáculo.

– Estacionamentos: o estacionamento da torcida do time da casa tem mais de 9.000 vagas para carros e 45 vagas para ônibus. O estacionamento da torcida do time visitante tem mais de 1.000 vagas para carros e 18 vagas para ônibus. Todos os níveis têm rampas para garantir acessibilidade e escadas de incêndio para seguir as regras de segurança.

Fatos do projeto
  • Localização : Belo Horizonte, Brasil
  • Data : 2024
  • Área do Terreno : 510.000 m²
  • Área do projeto : 163.000 m²
  • Número de pavimentos : 7
  • Altura da Construção : 49,5 m
  • Categoria : Esportes
  • Serviço : Arquitetura, Arquitetura+Urbanismo

Croquis + Desenhos

Modelos + Diagramas