CAU GOIÁS

ARQUITETURA E FOTOGRAFIA: PELA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo como entidade de classe deve representar seus profissionais e a arquitetura brasileira com responsabilidade, ética e inovação. A arquitetura enquanto atividade criativa é essencialmente inspiradora, principalmente quando se une à exuberância da arte fotográfica. Logo, se a sede do CAU-GO deve expressar a beleza da arquitetura brasileira, poderíamos transformar o ambiente de trabalho em uma espécie de exposição de arquitetura. O projeto pretende aliar a concepção contemporânea de espaço de trabalho aberto e dinâmico, onde comprovadamente os funcionários tem ganho de produtividade, com o alinhamento devido ao caráter institucional da entidade.

INTEGRAÇÃO E FLUIDEZ

Buscou-se a máxima integração espacial respeitando-se as atividades que por vezes necessitam de privacidade. Divisórias móveis que funcionam como portas dobráveis correm do piso ao teto e possibilitam o fechamento ou abertura entre os espaços da Presidência, Diretoria, Comissões e Plenário. Além disso, os postos de trabalho do GETEC e GEFISC são abertos ao Administrativo, e o Espaço Interativo e a Copa são separados por divisórias semi-transparentes de vidro serigrafado.

DECISÕES TÉCNICAS E CONSTRUTIVAS

Optou-se pela não utilização do piso elevado em função da mudança de nível que implicaria mudança nas peças sanitárias e pontos hidráulicos. Mantendo os núcleos hidráulicos intactos, a escolha pelas instalações aparentes se mostra mais prática, econômica, de fácil manutenção, e esteticamente atraente dentro de um conceito tectônico de solidez. A pintura branca do teto, das eletrocalhas, luminárias e dutos de ar condicionado, equilibram a rigidez aparente com a leveza cromática. O piso de porcelanato foi apenas sobreposto com carpete e resina acrílica.

MOBILIÁRIO E FLEXIBILIDADE

O mobiliário existente foi completamente aproveitado na área de projeto e algumas unidades foram acrescentadas para complementar o projeto. A flexibilidade dos espaços se dá especialmente pelas divisórias móveis e pelos dutos e tubulações aparentes, que facilitam a manutenção e mudança de layout, sem precisar quebrar ou ajustar placas de forro. O caráter de fluidez e integração dos espaços que constitui a essência do projeto, por si só já o qualifica com um alto padrão de flexibilização dos usos.

Fatos do projeto
  • Localização : Goiânia, Brasil
  • Data : 2015
  • Área do projeto : 443 m²
  • Categoria : Institucional
  • Serviço : Arquitetura de Interiores

Croquis + Desenhos

Modelos + Diagramas