Concebida para um casal com 2 filhos em condomínio fechado de alto padrão, a Casa Orlando tira partido da morfologia do terreno para uma proposição estrutural ousada e organização funcional dividida em 4 grupos:
1- Acesso: A garagem ganha destaque na fachada ao formar uma composição que se afunila e fornece uma base para a casa.
2- Convivência: A sala de estar, sala de jantar e cozinha se abrem para a área de lazer com piscina, spa, bar molhado e raia. Além de sala de estar externa com mobiliário apropriado para suportar o clima. No fundo, uma área com pergolado forma outro ambiente para lazer e descanso.
3- Serviços: A despensa, lavanderia e quartos de empregados estão próximos à cozinha e se voltam para uma parte menos exposta da casa.
4- Hospedagem: o pavimento superior é todo destinado ao descanso, sendo 4 quartos com suíte e uma biblioteca. Uma extensa varanda conecta os quartos, que são voltados para o nascer do sol. A orientação solar e as aberturas que possibilitam ventilação cruzada proporcionam conforto térmico.
Para organizar a casa em grandes vão e criar ambientes com o máximo de aberturas para a área de lazer, foi usado o concreto protendido e estruturas tubulares de aço. Na fachada, destaque para a empena de concreto aparente que forma um volume diagonal. A composição foi equilibrada com o volume do pavimento superior que funciona como uma caixa suspensa deslocada.
Os materiais explorados buscam harmonia e contraste, tendo como base o tripé formado por madeira, concreto aparente e revestimentos em cinza escuro. Os caixilhos pretos trabalham em conjunto com o cinza para formar esse contraste. As amplas aberturas de vidro reforçam a intenção de integração entre interior e exterior, valorizando as áreas de lazer e a paisagem.