Biblioteca Pinóquio Para Crianças

CONCEPÇÃO
O terreno destinado à construção da Biblioteca Pinóquio Para Crianças, em Collodi, Itália, está situado ao lado do Parque Temático do Pinóquio, é cortado por um rio, e possui um icônico edifício histórico: a Fábrica de Papel. A produção de papel nesta região se iniciou no início do século XIX, onde nasceu uma verdadeira revolução: a invenção do papel de palha (um papel para embrulhos que deu origem ao moderno papel-cartão). Da Fábrica de Papel vem a inspiração para a construção da Biblioteca, que deve ser um ícone da criatividade, fantasia e imaginação infantil. A perfeita união entre papel e arte pode ser encontrada no Origami: uma tradicional arte japonesa de dobrar o papel, criando seres, objetos, representações. Desenhando a planta como um “edifício ponte” que transpõe o rio, se conecta com a Fábrica, e se abre para a infraestrutura da cidade proporcionando os melhores acessos para pedestres e veículos, a Biblioteca é concebida como uma criação de Origami. As formas inspiradas nas dobraduras de papel são exploradas com cores e luzes, criando espaços dinâmicos que fomentam a imaginação de crianças e adultos para o mundo da literatura e dos contos infantis.

ESTRUTURA
A estrutura de aço foi concebida com treliças de borda que se produzem poucos pontos de apoio e sensação de leveza, uma malha retangular diagonal na cobertura e pilares do tipo “árvore” que otimizam os grandes vãos e proporcionam aberturas para entrada de luz natural. Essa malha de aço é responsável pela materialização da forma de Origami, enquanto os espaços de vedação da fachada são formados pela pele de vidro em composição de retângulos que fazem alusão aos livros. A estrutura dos níveis de subsolo é de concreto armado com lajes nervuradas.

SUSTENTABILIDADE
A Biblioteca traz a vida das águas do rio para o edifício em forma de energia elétrica, gerada a partir do movimento das águas. Um propulsor é posicionado junto ao leito rio para captar a correnteza e um gerador é posicionado dentro do pequeno edifício mantido ao lado da Fábrica de Papel, onde também estão instalados os equipamentos de ar condicionado e reuso de águas pluviais. As águas da chuva são captadas, filtradas, e utilizadas na irrigação dos jardins e nos banheiros. A composição em Origami da Biblioteca também foi pensada para equilibrar as superfícies opacas e translúcidas, especialmente nas aberturas da cobertura que permitem a entrada de luz natural controlada. O sistema de automação predial pode abrir e fechar aletas que controlam a entrada de luz e incidência de radiação solar de acordo com cada estação do ano e diferentes temperaturas.

INFRAESTRUTURA
A Biblioteca Para Crianças Pinóquio se conecta com a infraestrutura urbana em todos os aspectos: funções, acessos, fluxos, segurança, transição entre público e privado. No acesso principal pela Via Benvenuto Paquinelli, está o acesso de veículos para o público que pode estacionar seu carro no subsolo, além de uma passagem de veículos destinada a embarque e desembarque rápido. Uma pequena praça no espaço frontal à biblioteca acomoda uma estátua do Pinóquio e proporciona um amigável espaço de convivência com bancos, iluminação e árvores para sombreamento. Na recepção, o visitante pode ser direcionado para 3 ambientes diferentes: em frente segue para a Biblioteca, à direita para a Área de Exposição e à esquerda para o Parque Pinóquio. O acesso de Doca e funcionários da biblioteca é feito pela Via dele Cartieri.

Fatos do projeto
  • Localização : Collodi, Itália
  • Data : 2017
  • Área do Terreno : 19,950 m²
  • Área do projeto : 8,300 m²
  • Número de pavimentos : 2
  • Altura da Construção : 15 m
  • Categoria : Cultura + Lazer
  • Serviço : Arquitetura

Croquis + Desenhos

Modelos + Diagramas